O que são suplementos nutricionais?
Suplementos dietéticos são produtos que contêm nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras ou aminoácidos, de forma concentrada. Destinam-se a complementar a nutrição e não a substituir refeições. São frequentemente utilizados para satisfazer necessidades nutricionais específicas, por exemplo, quando há deficiência de determinados nutrientes ou para objetivos específicos, como controlo de peso ou melhoria do desempenho.
Quais são os efeitos da falta de nutrientes na sua dieta?
A deficiência de nutrientes na dieta pode levar a vários problemas de saúde, dependendo do nutriente específico que está faltando. Alguns exemplos bem conhecidos são:
- Deficiência de vitamina C: a deficiência de vitamina C pode causar fadiga, dores musculares, pele pálida e aumento do risco de infecções.
- Deficiência de ferro: uma deficiência de ferro pode causar anemia, fadiga, palpitações e problemas de concentração.
- Deficiência de cálcio: a falta de cálcio pode causar osteoporose e perda óssea, especialmente em adultos mais velhos.
- Deficiência de vitamina D: uma deficiência de vitamina D pode causar enfraquecimento dos ossos, dores musculares e fadiga. Deficiências de vitamina B: uma deficiência de vitaminas B pode causar fadiga, problemas de concentração, problemas de memória e alterações de humor.
- Deficiência de zinco: A deficiência de zinco pode levar à redução do sistema imunológico, redução do crescimento e desenvolvimento e problemas de pele.
Quais são os efeitos positivos dos suplementos nutricionais?
Os suplementos alimentares podem ter efeitos positivos na saúde, dependendo das necessidades específicas da pessoa, tais como:
- Melhorar a saúde do coração: alguns suplementos, como os ácidos graxos ômega-3, podem ajudar a melhorar a saúde do coração e diminuir o risco de doenças cardíacas.
- Apoio ao sistema imunológico: suplementos como vitamina C e zinco podem ajudar a apoiar o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças.
- Melhorar a saúde muscular e óssea: suplementos como cálcio e vitamina D podem ajudar a melhorar a saúde muscular e óssea, especialmente em adultos mais velhos.
- Melhorar a saúde mental: alguns suplementos, como ácidos graxos ômega-3 e vitaminas B, podem ajudar a melhorar a saúde mental e reduzir os sintomas de estresse e depressão.
- Apoiar a saúde ocular: suplementos como vitaminas A e C e luteína podem ajudar a apoiar a saúde ocular e reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.
Como posso saber quais suplementos nutricionais preciso?
Para determinar quais suplementos nutricionais você precisa, é melhor consultar um médico ou nutricionista. Eles podem ajudá-lo a determinar suas necessidades nutricionais específicas e quais suplementos são melhores para você. Isso leva em consideração sua idade, sexo, nível de atividade, estado de saúde e hábitos alimentares.
Algumas pessoas podem precisar de nutrientes extras, como mulheres grávidas, idosos, vegetarianos ou veganos, atletas ou pessoas com certas condições médicas. Nestes casos, os suplementos nutricionais podem ser úteis para satisfazer necessidades nutricionais específicas.
Pesquisa ortomolecular e suplementos nutricionais
A medicina ortomolecular é uma abordagem à saúde que se concentra no uso de nutrientes para tratar doenças e melhorar a saúde. A pesquisa ortomolecular envolve o estudo da bioquímica e da fisiologia dos nutrientes e como eles afetam a nossa saúde.
Os suplementos nutricionais são vistos na medicina ortomolecular como uma forma de atender necessidades nutricionais específicas e ajudar a prevenir ou tratar certas condições. A pesquisa ortomolecular se esforça para determinar quais nutrientes e dosagens são necessários para uma saúde ideal.
Onde posso fazer pesquisas ortomoleculares?
A pesquisa ortomolecular pode ser realizada por profissionais médicos especializados em medicina ortomolecular, como médicos, nutricionistas ou naturopatas. Esses profissionais podem ajudá-lo a determinar suas necessidades nutricionais específicas e quais suplementos são melhores para você.
Existem também centros ou práticas ortomoleculares que se concentram especificamente na medicina ortomolecular e que oferecem pesquisa ortomolecular. Eles também podem orientá-lo na melhoria de sua dieta e estilo de vida e ajudá-lo a determinar suas necessidades nutricionais específicas.
Suplementos nutricionais aos quais você deve prestar atenção?
Ao escolher suplementos nutricionais é importante prestar atenção a:
- Qualidade: Escolha suplementos de marcas confiáveis e evite produtos baratos sem informações claras sobre o conteúdo.
- Dosagem: Certifique-se de que a dosagem corresponde à quantidade recomendada e preste atenção à composição do suplemento.
- Ingredientes ativos: certifique-se de saber quais são os ingredientes ativos do suplemento e se foram feitas pesquisas suficientes sobre ele.
- Possíveis efeitos colaterais: observe se há algum efeito colateral conhecido e se há advertências para determinados grupos de pessoas, como mulheres grávidas ou crianças.
- Saúde pessoal: sempre consulte seu médico antes de começar a usar qualquer suplemento, especialmente se você tiver uma doença crônica ou estiver tomando medicamentos.
Você sempre precisa de suplementos nutricionais?
É importante lembrar que os suplementos nutricionais não substituem uma alimentação equilibrada e variada e que é sempre melhor obter os nutrientes dos alimentos do que dos suplementos. Recomenda-se, portanto, manter uma alimentação saudável e variada e utilizar suplementos nutricionais apenas como complemento da dieta alimentar, após consulta com um médico ou nutricionista.
Gostaria de saber mais sobre a utilidade dos suplementos nutricionais ou conselhos pessoais? Trabalho em conjunto com vários especialistas ortomoleculares e laboratórios de pesquisa. Desta forma posso dar-lhe conselhos personalizados que correspondam exatamente às necessidades do seu corpo.